Jumpi’s Notepad

My annotations about the life, universe and everything!!! ;)

Archive for July 20th, 2007

“f(problemas(ciência da computação(matemática)))”

leave a comment »

Enfim… vai entender o que se passa na cabeça de um cara que me escreve um livro que para ser Cientista da Computação, você nao precisa saber de matematica??? Juro que eu queria entende-lo… porem, em minha humilde opiniao, isso se torna incompreensivel… Classificaria isto como uma blasfemia… Penso eu que a Ciencia da Computação esta amarrada a matematica assim como a fisica, ou talvez ate mais, devido ao fato de Ciencia da Computação na minha opiniao, ser uma ramificação da matematica, pois ela engloba grande parte dos conceitos matematicos, como a logica matematica (utilizada na logica booleana), teoria dos numeros (utilizada no campo da criptografia e na inteligencia artificial), teoria dos grafos (utilizada em estruturas de dados e nos algoritimos de busca), enfim, tudo na ciencia da computação engloba matematica, ou seja, por tras dos trabalhos computacionais existem modelos e metodos matematicos. Bem, sempre tive em mente que na verdade ser um cientista da computação é ser um matematico tambem, pois o mesmo utiliza-se de matematica para dar enfase aos seus trabalhos, o que na minha visao sempre entendi como matematica aplicada. E devido a essa visão, foi que escolhi ser Bacharel em Matematica, pois sempre pensei que a matematica me ajudaria a abrir os olhos para a area da Ciencia Computacional, e não me arrependo, pois tem sido bem util para o meu entendimento do funcionamento das coisas, afinal de contas eu consigo entender como funciona um SGBD gracas a teoria dos conjuntos ou um processo de raytracing gracas aos vetores. e não acaba por aqui… eu poderia dar n-exemplos aqui sobre a aplicacao da matematica na ciencia da computação… mas enfim… para quem estiver curioso em ler sobre a materia na qual gerou esse post e que me trouxe tanta revolta… segue o link…

http://www.itwire.com.au/content/view/13339/53/

Abraços e ate a proxima!!!!

No play: Symphony X – Paradise Lost – 09: The Sacrifice

Written by jumpi

July 20, 2007 at 3:02 am

Posted in Math